Perguntas frequentes


  • 1) É preciso justificar o pedido de acesso à informação?

    Não. De acordo com o art. 10, § 8° da Lei de Acesso, é proibido exigir que o solicitante informe os motivos de sua solicitação. Entretanto, o órgão/entidade pode dialogar com o cidadão para entender melhor a demanda, de modo a fornecer a informação mais adequada a sua solicitação.


  • 2) A que tipo de informação os cidadãos podem ter acesso pela Lei de Acesso?

    Com a Lei de Acesso, a publicidade passou a ser a regra e o sigilo a exceção. Dessa forma, as pessoas podem ter acesso a qualquer informação pública produzida ou custodiada pelos órgãos e entidades da Administração Pública. A Lei de Acesso, entretanto, prevê algumas exceções ao acesso às informações, notadamente àquelas cuja divulgação indiscriminada possa trazer riscos à sociedade ou ao Estado.



  • 3) O que são informações?

    De acordo com o art. 4°, inciso I, da Lei nº 12.527/2011, informações são dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, registrados em qualquer suporte ou formato.



  • 4) Quando a Lei de Acesso à Informação entrou em vigor?

    A LAI foi publicada em 18 de novembro de 2011, mas só entrou em vigor 180 (cento e oitenta) dias após essa data, ou seja, em 16 de maio de 2012.


  • 5) O que é a Lei de Acesso à Informação?

    Lei nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação - LAI, regulamenta o direito, previsto na Constituição, de qualquer pessoa solicitar e receber dos órgãos e entidades públicos, de todos os entes e Poderes, informações públicas por eles produzidas ou custodiadas.


  • 1) O que é Carta de serviços?

    CARTA DE SERVIÇOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE TUPANCIRETÃ

    O que é carta de serviços

    Carta de Serviços é um documento elaborado pela Câmara Municipal, que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados por ela, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos com o atendimento e os padrões de atendimento estabelecidos.

    A Carta de Serviços tem por finalidade:

    • Fortalecer a confiança e a credibilidade da sociedade na administração
    pública quando esta percebe uma melhora contínua em sua eficiência
    e eficácia.

    • Garantir o direito do cidadão para receber serviços em conformidade
    com as suas necessidades.

    PRINCIPAIS ATIVIDADES:

    - Legislar sobre assuntos de interesse local;

    - Complementar a legislação federal e a estadual no que couber;

    - Dar posse ao Prefeito e ao Vice-Prefeito;

    -  fiscalizar a atuação da Administração Municipal;

    - elaborar proposições de sua competência e que representem os interesses da comunidade;

    - analisar e aprovar as leis que são de competência do Executivo;

    - intermediar pleitos da comunidade junto ao Poder Executivo e demais órgãos públicos;

    - ouvir e discutir os anseios da comunidade, buscando ajudar na sua solicitação;

    - orientar e informar ao cidadão como proceder nos órgãos públicos para exercer seus direitos.

    ATENDIMENTO AO PÚBLICO

    A Câmara Municipal de Tupanciretã atende ao público em sua Sede, localizada na Avenida Carlos Gomes de Abreu, 391, bairro Centro.

    Nosso horário de atendimento ao público:

    De segunda à sexta-feira, das 08:30 às 11:30hs, e 13:30hs às 16:30hs.

    Horário das reuniões plenárias:

    Segundas, a partir das 20:00hs

    ATENDIMENTO AO PÚBLICO

    (55) 3272-1438; 3272-1310 (central)

    (55) 3272-1652 (ouvidoria) ramal 204

    CANAIS DE COMUNICAÇÃO

    - Fale conosco: aqui é possível o contato direto com a Câmara Municipal ou com qualquer vereador, para consulta, solicitação, informação, sugestão, etc.

    Requisitos – identificação, telefone e e-mail.

    - Ouvidoria da Câmara Municipal: aqui é possível enviar elogio, sugestão, reclamação  e denúncia sobre os serviços prestados pela Câmara Municipal.

    Requisitos – identificação através do fornecimento dos seguintes dados: CPF/CNPJ, nome, e-mail e telefone. A identificação não é obrigatória. Caso o usuário opte em não fornecer deus dados de identificação, ele receberá um número de protocolo  para consultar o andamento da sua manifestação.

    - Serviço de informação ao Cidadão (SIC): É possível solicitar informação a respeito de  diferentes assuntos da competência do poder legislativo municipal, permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação.

    PORTAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE TUPANCIRETÃ

    https://www.camaratupancireta.rs.gov.br/

    No portal da Câmara Municipal de Tupanciretã são divulgadas informações institucionais e permite o acesso de diferentes serviços, tais como:

    - Legislação municipal: Lei Orgânica Municipal, códigos municipais, estatutos, leis ordinárias, leis complementares, resoluções, decretos, além da pauta das sessões.

    - Acesso à informação: Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), Ouvidoria e Fale Conosco.

    - Portal da transparência: Contas públicas, informações, funcionais (agentes públicos, subsídios, remunerações e diárias), licitações, contratos, bens patrimoniais, execução orçamentárias, entres outros.

    PRINCIPAIS SERVIÇOS

    Consulta à legislação municipal

    A Câmara Municipal disponibiliza leis, estatutos e códigos municipais.

    Como posso obter esse serviço?

    Basta acessar o portal da Câmara Municipal de Tupanciretã ( https://www.camaratupancireta.rs.gov.br/ , clicar no link “LEIS MUNICIPAIS” e , depois, efetuar a pesquisa, utilizando os seguintes filtros: palavra, assunto, espécie, número e/ou ano da norma.

    Consulta e acompanhamento das Sessões

    - Presencialmente ou no portal da Câmara Municipal, sendo possível acompanhar a pauta das sessões.

    Como posso obter esse serviço?

    - Basta acessar o portal da Câmara Municipal de Tupanciretã, no link (https://www.camaratupancireta.rs.gov.br/, escolher a data da sessão que quer acompanhar. A consulta às proposições protocoladas poderá ser realizada junto ao setor da assessoria administrativa que atende também nos telefones 55 3272-1438, ramal 207 e 209, ou presencialmente.



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Av. Carlos Gomes de Abreu, 391, CEP: 98170-000 - (55) 3272 1310

Horário de atendimento: De segunda à sexta das 7h às 13h - Sessões Plenárias: segundas às 20h